01- Custo Micro Padrão

MENU PRINCIPAL do SISTEMA 

 Vamos conhecer as informações principais dentro do 01-CUSTO MICRO - (Margem de contribuição.....)

Assista o vídeo com a apresentação do MENU Mapa CUSTO MICRO e conheça as funções do Software.

 

 

Veja abaixo a imagem do MENU e programas do Mapa CUSTO MICRO:

Menu-01

 MENU PRINCIPAL DO 01-CUSTO MICRO

Este menu foi construído em 18 partes. Cada parte precisa ser preenchido com as informações de sua empresa.. Você sempre terá um vídeo treinamento para cada parte de todo o programa. Os vídeos somam-se mais de 140. Apresentamos a seguir as partes principais das planilhas do MENU para o custo preço de venda.

MenuCustoMicro

 01-CUSTO MICRO - 01-PARAMETROS

     Nesta primeira tela, você vai definir os departamentos Administrativos, Produtivo Indireto e Produtivo Direto. Vai preencher os PARÂMETROS como metros quadrados das áreas ocupadas, como os KWs por departamento, como o número de máquina e ou pessoas nos centros de custo , como as horas produtivas (capacidade fabril), e quantidade de pessoas em cada departamento. Você vai também definir os índices dos encargos da folha de pagamento e o valor do pro labore para formar o custo preço de venda.

01-01-Parametros

   01-CUSTO MICRO - 01-FOLHA PGTO

    Nesta parte da planilha, você vai preencher, um a um,  a folha de pagamento de todos os trabalhadores de sua empresa, com salários base do INSS e salários complementares além dos benefícios que a empresa paga para os seus funcionários. O sistema calculará automaticamente os encargos de acordo com os parâmetros dos encargos que você digitou e você terá o custo preço de venda da mão de obra embutido no custo.

01-01-FolhaPgto

  01-CUSTO MICRO - 02-IMOBILIZADO (depreciação)

     Nesta planilha serão preenchidos com os valores totais do imobilizado de sua empresa. Dividimos em colunas com Máquinas e equipamentos + Móveis e utensílios + informática...........Você vai definir o número de meses que terá cada tipo de imobilizado.

      O sistema vai calcular baseado no número de meses, a depreciação que será cobrado no custo hora direto e que representa o valor a ser cobrado do cliente pelo desgaste dos equipamentos e móveis em cada produto fabricado na formação preço de venda. 

01-02-Imobilizado

  01-CUSTO MICRO - 03-CUSTO DE RATEIO

     Nesta planilha será calculado as despesas que tem um valor único, mas que é utilizada por toda a empresa e será rateado de acordo com os parâmetros anteriormente apresentados aqui nesta demonstração. Essas despesas fazem parte do custo fixo e no nosso exemplo é a Energia (rateado por KWs hora) + Aluguel predial (rateado por metro quadrado) + seguro patrimonial ( rateado por metro quadrado) + Água (rateado por número de funionários) no custo preço de venda de cada produto.

          Observe o quadro abaixo e verifique os valores rateados. Esses rateios são calculados automáticamente. Aqui você digita apenas o valor total da despesa.

01-03-CustoRateio

  01-CUSTO MICRO - 04-DESPESAS GERAIS

    Nesta planilha serão digitados os valores das despesas operacionais dos três departamentos principais e ou individuais. Veja que as quatro despesas anteriores (Energia + Aluguel + Seguro + Água) já foram calculados e rateados. Nesta planilha entrarão as outras despesas do custo fixo que faltam acrescentar. 

         Serão as despesas como , contabilidade, telefone, combustível, manutenção, internet, sindicato, assistência médica, vigilância, seguros administrativos, terceiros administrativos ............ envolvidos no custo preço de venda.

01-04-DespesaGeral

   01-CUSTO MICRO - 05-CALCULO CUSTO HORA POR SETOR

 Este relatório apresenta o custo hora por centro de custo direto-padrão. Foi dividido em três grupos de centro de custo - Administrativo + Indireto + Direto. O valor administrativo e o valor indireto, estarão cada um, em uma só linha, sendo que o valor total do administrativo será produzido um índice e será utilizado na formação do preço de venda no markup e os departamentos indiretos estarão sendo rateados no departamento direto proporcional aos custos dos departamentos diretos.

       O departamento produtivo direto estará apresentando até vinte departamentos diretos de forma individual. Este relatório apresenta as informações de forma automática das quatro planilhas anteriores ou seja da Folha de pagamento + Imobilizado (depreciação) + Despesas de rateio e Despesas operacionais geral que serão envolvidos no custo preço de venda e na formação preço de venda.

       Veja abaixo os detalhes do relatório :

Custo-Hora

  01-CUSTO MICRO - 09-RESULTADO GERAL - DRE com passivo mensal anexo e SIMULADOR

DRE vai apresentar automaticamente o lucro alcançado da fábrica e em seguida vai apresentar o valor do financeiro passivo mensal logo abaixo e demonstrar o valor do resultado geral do mês (= lucro da fábrica (-) passivo mensal),. Você terá o ponto de equilíbrio + índice da margem de contribuição + índice administrativo + o lucro da fábrica e o resultado com o financeiro passivo mensal como resultado dos valores que você atribuiu no custo preço de venda na formação preço de venda do total geral mensal das vendas realizadas.

     Com o SIMULADOR do DRE , você vai recalcular o resultado com outro valor de faturamento. Você acrescenta o novo faturamento e automaticamente será recalculado o resultado com base no DRE ao lado. Também poderá colocar um índice , na coluna índice de aumento , nos custos fixos com um percentual (-) negativo para diminuir o custo ou (+) positivo para aumentar o custo de conformidade com o aumento do faturamento. Automaticamente você terá um novo resultado com as alterações, do custo preço de venda na base do simulador.

DRE-padrao

  01-CUSTO MICRO - 11-CADASTROS MATERIAIS E TERCEIROS (14)

CADASTRO MATÉRIA PRIMA + EMBALAGEM + PRODUTO REVENDA + TERCEIROS EXTERNO

  Construímos uma planilha para cada cadastro acima apresentado

     Cada cadastro pode ser atualizado a qualquer momento. Automaticamente todas as planilhas de cálculos das fichas técnicas e o custo do produto ficam atualizadas.

      Neste cadastro estão previstos o custo preço de compra e todos os impostos e custos necessários para apurar o valor final de custo real da matéria prima ou mercadoria comprada ou serviço de terceiro externo. Toda vez que houver alteração na compra e digitar no cadastro o novo preço, automaticamente todas as planilhas de cálculos de preço de venda estarão atualizadas com o novo custo.

01-07-MP

  01-CUSTO MICRO - 15/16 - CADASTROS de DIVIDAS E INVESTIMENTOS

     Construímos uma planilha para cada cadastro acima apresentado

     Este cadastro de endividamento e o outro de investimento você irá controlar , item a item, um a um , mês a mês visualizando os juros mensais envolvidos, o saldo devedor sem os juros e com os juros, o número de parcelas devedora e o valor mensal que irá ser apresentado automaticamente no DRE na parte do passivo mensal.

      Você terá mês a mês o saldo devedor para analisar de forma mais criteriosa os compromissos do ativo mensal.

Dividas

 01-CUSTO MICRO - 09-DRE ACUMULADO ANUAL-mês a mês

Este relatório apresenta o DRE mês a mês , por coluna, de um período, de um ano. Na primeira parte à esquerda você vai visualizar o DRE padrão construído para formar o preço de venda. Mais a direita você vai digitar o DRE mês a mês.

     Com estas informações você tem junto à coluna do padrão , outra coluna com a soma total do custo preço de forma anual. Em seguida o sistema faz a média do ano e coloca na próxima coluna. Mais uma vez o sistema irá buscar a informação da coluna do DRE padrão, comparar com a média do ano, e na próxima coluna apresenta a diferença entre o planejado e o realizado ou seja entre o padrão construído e a média anual.

    Assim você fica sabendo o quanto está próximo ou afastado do planejado. Apresenta ainda, em linha , no final da planilha o lucro da fábrica e o resultado após financeiro passivo mensal. Tudo sempre mês a mês de todo o custo preço de venda.

       Um excelente relatório para análise da rentabilidade real de sua empresa. 

DRE-Acumulado

   01-CUSTO MICRO - 18-RESUMO CUSTO FIXO

    CUSTO FIXO = MCN = Margem de Contribuição Necessária

      Este relatório apresenta o MCN ou seja a margem de contribuição necessária para a empresa. Será utilizado para auditar o preço final, e sê realmente o valor de venda consegue pagar esse custo e qual a rentabilidade por produto. 

       Além dessa importante análise, você tem em suas mãos, um relatório que apresenta os custo preço por setor. Vai ajudar a melhorar o custo fixo para aumentar o lucro saudável da empresa.

 Custo-Fixo

 

RESUMO DOS PRODUTOS - um a um por linha

     Construímos três relatórios. Um para os produtos industrializados, outro para serviços e outro para produtos de revenda. O que aqui apresentamos é o relatório resumo dos três tipos de fabricação. 

      Este relatório apresenta o resumo de todos os produtos que você fabrica e vende. Você terá aqui uma análise por produto, do custo preço de venda e saberá qual produto gera ou não gera lucros saudável. Saberá ainda qual o valor mínimo à ser vendido com lucro saudável e com o custo preço de venda total envolvido. 

        Você terá no relatório o total arrecadado da margem de contribuição MCA e o valor da margem de contribuição necessária MCN.. Sendo assim saberá o lucro da empresa total, a rentabilidade e também o lucro e rentabilidade por produto. Com essas informações você poderá administrar qual produto é viável e qual não é e qual o preço fábrica envolvido. Poderá negociar novos preços que alcancem o lucro desejado de forma saudável. Você será capaz de alavancar vendas nos produtos que na sua empresa geram maior índice de lucro, entre outras informações que será ensinado.

1o. Parte (veja a continuidade abaixo)

Mapa-Produtos-01

 2o. Parte 

Mapa-produtos-02

 No relatório acima, você tem uma análise importante em que apresenta o percentual de faturamento nos quatro critérios abaixo:

%  PP  =  Gera lucro - paga o custo hora, gera lucro e paga a MCN

%  NN =   Crítico - não paga o custo hora, não gera lucro e não paga a MCN

%  PN =   Problemático - paga o custo hora e não paga a MCN

%  NP =   Problemático - não paga o custo hora e paga a MCN

Os produtos que geram lucros saudáveis são os que se apresentam com "P P"

Analise-produtos

 

Você terá muitos outros relatórios que tem sua importância dentro do processo da formação preço de venda.

Poderá a partir destes, criar outros relatórios importantes para sua análise.